Todos já devem ter ouvido falar sobre este tema: "Segurança do Paciente", recentemente redescoberto como motivação inicial de qualquer cuidado. Redescoberto pois, desde o século XVIII, Florence Nightgale já proclamava que "o princípio inicial de um tratamento hospitalar é não causar danos ao paciente". Conceito simples que vem, nos últimos anos, recebendo atenção especial da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o início de um movimento com a organização da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente que incentiva todos os países do mundo a trabalhar este tema.
O COREn/SP reconhecendo a importância da Equipe de Enfermagem no desenvolvimento destas ações criou, em parceira com a REBRAENSP (Rede Brasileira para a Segurança do Paciente), a cartilha "10 Passos para a Segurança do Paciente", disponível on line. Aqueles que tiverem interesse devem acessar
http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/10_passos_seguranca_paciente.pdf e verificar o conteúdo completo.
Nós, da Unidade de Emergência Referenciada (UER), em breve, estaremos desenvolvendo projetos que trabalhem o tema no contexto de nossa unidade.
Até a próxima!
Rafael Marconato
Será muito interessante esse projeto na UER e
ResponderExcluirrecomendo essa cartilha a toda equipe.